Comprou ou alugou algum imóvel? Você precisa passar a conta de luz para o seu nome (troca de titularidade). Mas não se preocupe: vamos mostrar como o processo é simples.
CHEGUEI NO IMÓVEL COMPRADO/ALUGADO. O QUE DEVO FAZER PRIMEIRO?
Se o novo imóvel tiver um relógio de energia (medidor) instalado, é muito fácil: você só precisa entrar em contato por um dos nossos canais, encaminhar os documentos necessários e pronto!
ATENÇÃO: se no novo imóvel nunca teve um relógio de energia instalado, você vai precisar solicitar o serviço de Ligação Nova, ok?
EU PRECISO DE QUAIS DOCUMENTOS?
Confira abaixo os documentos necessários para mudar o nome da sua conta:
Pessoa Física
- Documento de identidade oficial com foto (RG/CNH) e o CPF;
- Se o pedido for feito por terceiros, é necessário apresentar procuração.
Pessoa Jurídica
- Documento oficial com foto (RG/CNH) e o CPF do(s) sócio(s);
- CNPJ;
- Inscrição Municipal Estadual;
- Documento de constituição de Pessoa Jurídica (clique aqui para ver a relação de documentos) OU
- MEI: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social, com registro na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro - JUCERJA;
- Se o pedido for feito por terceiros, é necessário apresentar procuração.
Poder Público (média/alta tensão):
É possível que a gente precise de documentos extras, como o contrato de locação, escritura ou documento de posse. Mas isso depende da situação do imóvel e das faturas pendentes. Ao longo do processo, a gente atualiza você de pendências, se houver. Você não precisa se preocupar com isso agora!
Atenção: se você quer mudar o nome de um imóvel de atividade rural, clique aqui e confira os documentos necessários.
ONDE POSSO SOLICITAR A TROCA?
Após providenciar os documentos, você pode solicitar a troca de titularidade do imóvel pelos seguintes canais:
- Agência Virtual: clique aqui para registrar o seu pedido;
- Agências Comerciais: clique aqui para consultar onde ficam nossas agências.
Atenção:
Para atendimento através das Agências Comerciais, necessário entregar CÓPIAS SIMPLES dos documentos.
Para atendimento através da Agência Virtual, necessário digitalizar os documentos originais e enviar pelo formulário de solicitação do serviço.
TAXAS E CUSTOS?
Não cobramos qualquer taxa pelo serviço de troca de titularidade.
IDENTIFICARAM QUE O IMÓVEL TEM DÉBITO EM ABERTO, MAS NÃO É MEU. COMO FAÇO?
Neste caso, você deve entrar em contato com a gente, apresentando a relação de documentos a seguir (dentro da validade), para que possamos analisar a isenção de débitos.
Propriedade ou Posse do Imóvel
- Certidão RGI / Ônus Reais; OU
- Carta de Arrematação – casos de Leilões Públicos; OU
- Declaração de Posse - por instrumento público ou particular; OU
- Sentença de Ação Judicial de Declaração de Posse; OU
- Contrato de Financiamento de Compra de imóvel junto à Instituição Financeira Autorizada pelo Banco Central; OU
- Escritura / Promessa de compra e venda do imóvel – por instrumento público ou particular; OU
- IPTU (em nome do atual proprietário); OU
- Carta de adjudicação (documento judicial que estabelece a transferência da propriedade para o credor).
Em caso de falecimento do cliente anterior, será necessário apresentar também um dos seguintes documentos:
- Certidão de Óbito e Termo de Nomeação de inventariante; OU
- Certidão de Óbito e Declaração de Herdeiros - por instrumento público.
Locação ou Comodato do Imóvel
Iniciaremos o processo de análise somente após apresentação de todos os documentos, podendo solicitar dados complementares.
TENHO ALGUM DESCONTO NA CONTA?
Você pode checar se tem algum desconto na sua tarifa referente ao benefício baixa renda ou até algo relacionado à sua atividade. Confira:
Clique aqui para informações sobre desconto na tarifa relacionada a atividades, como irrigação e aquicultura.
Clique aqui para as informações sobre como obter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda)
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