Alteração de Carga

O que é?

É o pedido de aumento ou diminuição de carga na unidade consumidora do cliente.

Com ou sem estudo de rede?

Quando você solicita um medidor de energia, pode ser necessário realizar um estudo de rede. Isso ocorre porque mudanças na rede, a necessidade de adequar sua residência a novos padrões de fornecimento de energia elétrica ou a aquisição de equipamentos que exigem outro tipo de distribuição de carga podem exigir um novo medidor.

Qual a documentação necessária?

Saõ dois tipos de documentações necessárias, a documentação pessoal de indentificação do titular da conta de energia que pode ser pessoa fisica ou juridica e documentação tecnica que vai depender da necessidade de estudo de rede ou não.

Abaixo segue a lista de documentos de identificação

Pessoa Física

Classe Residencial

  • CPF; E
  • Documento de identificação oficial com foto.
  • Procuração (em casos de solicitação feita por terceiros) e
  • Para indígenas que não possuírem estes documentos, será admitida a apresentação do Registro de Nascimento do Indígena – RANI.

Classe Rural - Entregar cópia simples 

  • Comprovante de Aposentadoria; ou Carteira de Trabalho; ou
  • Contribuição Sindical Rural, devida à Confederação Nacional da Agricultura; ou
  • Contribuição à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; ou
  • Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; ou
  • Cadastro de Produtor Rural e Aquicultor do Estado do Rio de Janeiro, dentro da validade; ou
  • Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis; ou
  • CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, que comprove a inscrição do imóvel rural no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); ou
  • ITR – Imposto Territorial Rural – último recibo.

Classe Residencial Rural - Entregar cópia simples 

  • CPF; E
  • Documento de identificação oficial com foto ou
  • Comprovante de Aposentadoria; ou
  • Procuração (em casos de solicitação feita por terceiros) e

Pessoa Jurídica - Apresentar cópias simples

  • CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • Carteira de identificação oficial com foto e CPF - Cadastro de Pessoa Física dos administradores da Pessoa Jurídica, se o número deste não constar no documento de identidade com foto;

  • Documento de constituição da Pessoa Jurídica;
  • Última alteração contratual, se houver;
  • Procuração e documentos de identificação do procurador (se for um representante).

Inscrição Estadual 
Deve ser inserida no cadastro de clientes com atividade não residencial.
Consulte o site da Secretaria de Fazenda - http://www4.fazenda.rj.gov.br/sincad-web/index.jsf para verificar se o cliente possui.

Obs.: Se for constatada na consulta ao Parceiro de Negócios a relação do solicitante no campo “Relações”, fica dispensada a apresentação do documento de constituição da Pessoa Jurídica. Caso contrário, necessário solicitar a apresentação do documento de constituição.

O cliente pode apresentar documentos por meio de cópia autenticada, ficando dispensada a conferência com o documento original. Caso necessário, a LIGHT poderá autenticar a cópia de documentos pela comparação com o documento original.

Documentação técnica 

Residencial e Comercial carga inferior a 15 Kva - Alteração sem estudo.

  • É preciso informar Disjuntor, fio e carga em kWh,

  • Sem obrigatoriedade do local ser preparado por responsável técnico e 

  • Não é necessário preencher formulário específico da Light.

Residencial e Comercial carga superior a 15kVa até 24kva - Alteração sem estudo.

  • É preciso informar Disjuntor, fio e carga em kWh 

  • O local precisa ser preparado por responsável técnico.

  • Necessário apresentar documentação do responsável técnico (veja abaixo a documentação) 

  • Não é necessário preencher formulário específico da Light.

Residencial e Comercial carga superior a 24kVa, rede subterrânea e entrada coletiva- Alteração com estudo e com necessidade de apresentar formulário.

  • É preciso informar Disjuntor, fio e carga em kWh 

  • O local precisa ser preparado por responsável técnico.

  • Necessário apresentar documentação do responsável técnico (veja abaixo a documentação) 

  • É necessário preencher formulário específico da Light.

Documentos do Representante Técnico/Profissional responsável - Entregar cópia simples:

  • Documento de Identificação oficial com foto;
  • Comprovante de Inscrição do CPF (se não constar no documento de identificação com foto);
  • Procuração (a procuração não é necessária se tiver ART/TRT/RRT assinada pelo cliente para o serviço técnico solicitado e dentro do prazo);
  • Documentação da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica representada.

Observações: Abaixo a documentação que habilita o profissional responsável:

  • Profissionais de engenharia ou eletrotécnica habilitados pelo CREA/RJ mediante a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, devidamente quitada; OU

  • Profissionais de arquitetura e urbanismo habilitados pelo CAU/BR mediante a apresentação do Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, devidamente quitado; OU

  • Profissionais técnicos industriais habilitados pelo CFT/BR mediante a apresentação do Termo de Responsabilidade Técnica – TRT, devidamente quitado.

 

 

                                                

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